sábado, 19 de novembro de 2011

O Advento

  • Este pequeno artigo procura descrever de forma resumida um dos tempos fortes do ano litúrgico: o Advento.
  • Foi escrito para auxiliar na formação de um grupo de jovens que estão em preparação para o sacramento da Crisma.
  • Esse texto não pretende encerrar o tema.
Definições
  • O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. [WP1]
  • É um dos denominados "tempos fortes" do ano litúrgico [AGE1]
  • Assim como a Páscoa tem um tempo de preparação, tem também o Natal um tempo litúrgico que o prepara, que recebeu o nome de Advento. [SVM1]
  • É também tempo no qual, através desta preparação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos
Breve histórico
  • A celebração do Advento remonta às Gálias e a Espanha dos fins do século IV, como preparação para o Natal e a Epifania [AGE1]
  • No Século V o começo do Advento era na festa da Anunciação (18 de Dezembro - hoje, a Anunciação é comemorada em 19 de Março). Apenas no Século X o seu início passou a ser no Domingo, quatro semanas antes do Natal. [AGE1]
  • No Rito Romano, começa no Século VI, no sentido de espera jubilosa do Natal [AGE1]
Período
  • Inicia-se no domingo, quatro semanas antes do Natal e é encerrado no dia 24 de dezembro.
  • É marcado por dois momentos distintos:
  • O primeiro vai do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro.
  • Neste primeiro momento, a liturgia nos fala da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos, a chamada escatologia cristã, aí presentes os temas do julgamento final, da vigilância, da missão de João Batista etc..
  • Costuma-se chamar esse primeiro momento de Advento escatológico.
  • Já o segundo momento vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro.
  • É como que a "semana santa" do Natal.
  • Nesse período, conhecido também como advento natalício, a liturgia vai nos falar mais diretamente da primeira vinda do Senhor, no Natal, tendo aí presente sempre a Virgem Maria. [SVM1]
O domingo da Alegria
  • No Advento temos quatro domingos, o terceiro chamado "Gaudete", isto é, domingo da alegria, já por ele como que antecipando as alegrias do Natal.
  • Nesse domingo, a antífona de entrada, tomada de Fl 4,4-5, vai dizer: “Alegrai-vos, o Senhor está perto”.
  • A cor litúrgica do domingo “Gaudete” pode ser o rosa. [SVM1]
Evangelho dos 4 domingos do Advento
  • I Domingo - Esperança vigilante do Senhor - Mt 24, 37-44; Mc 13, 33-37; Lc 21, 25-28. 34-36
  • II Domingo - Advertência de João Batista: Preparai os caminhos do Senhor - Mt 3, 1-12; Mc 1, 1-8; Lc 3, 1-6
  • III Domingo - Presença dos tempos messiânicos. Alegria - Mt 11, 2-11; Jo 1, 6-7. 19-28; Lc 3, 10-18
  • IV Domingo - Encarnação do Verbo - Mt 1, 18-24; Lc 1, 26-38; Lc 1, 39-48 [MC1]
Personagens marcantes
  • Profeta Isaías
  • São João Batista
  • a Virgem Mãe de Deus
Símbolos
  • A coroa do Advento
  • A forma circular (a aliança com Deus, o amor de Deus, sem fim...)
  • As ramas verdes (verde é a cor da esperança)
  • A fita vermelha (o amor de Deus a envolver a humanidade)
  • As bolas (os frutos do Espírito Santo)
  • As quatro velas (da coroa do Advento, cada uma representa uma semana do Advento) [WP1]
As cores das velas do Advento são:
  • Roxa, Roxa, Rosa e Roxa, podendo também ser adotadas velas com as seguintes cores: Roxa, Vermelha, Rosa e Verde ou até também Roxa Escura, Roxa Clara, Rosa e Branca.
Referências

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Santíssimo Sacramento do Altar: A Eucaristia

Introdução

  • Este trabalho é um fichamento a cerca do sacramento da Eucaristia.
  • Foi elaborado com o objetivo de orientar a apresentação do tema para um grupo de crismandos. 
  • Não visa esgotar o assunto.


Definições

  • Do grego, εὐχαριστία, significa “Ação de Graças”, “Reconhecimento”. [WP1]
  • É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. [CN1]
  • É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna. [CN1]
  • O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo. Pois é nele que se cumpre, dia após dia, em toda a terra, a missão confiada aos apóstolos por Jesus, na véspera de sua Paixão: “Fazei isto em minha memória.” [EC1, p. 126]
  • É o memorial da última refeição de Jesus e de seu sacrifício na Cruz. Não é apenas uma recordação mas a reatualização desses acontecimentos. [EC1, p. 127]
  • Cristo instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia. [CN1]


Símbolos

  • O pão e o vinho.
    • A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus. [WP1]
  • Outros símbolos: A taça/cálice, o sangue, o maná, o banquete/refeição, o altar/mesa, o fermento, o cordeiro, o incenso. [DB1]


Fórmula

  • O sacerdote, tomando o pão, diz: "Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós".
  • O sacerdote, tomando o cálice, diz: "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim". [PO1]


Eficácia

  • Ao comungar o Corpo e o Sangue de Cristo, os cristãos estão unidos pessoalmente a Cristo. Ao receber o mesmo pão, que é o próprio Corpo de Cristo, os cristão ficam igualmente unidos uns aos outros da maneira mais profunda e mais íntima possível. É por isso que a Eucaristia constitui a Igreja. A união ao Corpo eucarístico constrói o Corpo místico de Cristo: “Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo” (1 Cor 10, 16-17). [EC1, p. 127]


Transubstanciação

  • Significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas. [CN1]


Milagre Eucarístico de Lanciano

  • Ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano, no mosteiro de São Legoziano, onde viviam os monges de São Basílio.
  • A partir de 1574 surgiram os primeiros pronunciamentos científicos.
  • Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, submeteram-nas a análise científica que foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica e ao professor Ruggero Bertelli, emérito de Economia na Universidade de Siena.
  • Após uma série de análises e constatações, o parecer foi publicado em "Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório", 1971, fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, dizendo que:
    • A carne é carne verdadeira.
    • O sangue é sangue verdadeiro.
    • A carne seria do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
    • A carne e o sangue seriam do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
    • No sangue teriam sido encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue teriam sido encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa viva.
    • A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituiria um fenômeno extraordinário.
    • Supõe-se que o sangue "AB" é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu (Em Israel, tipos sangüíneos AB+ a AB- somam aproximadamente 8% da população [ http://www.mdais.org/362/ ]). Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso. [WP2]
  • Além desse milagre, existem cerca de 130 outros, inclusive os do Pe. Cícero


Quem pode comungar

  • Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo. [CN1]


Referências

  • [WP1] Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucaristia) acessado em 23/07/2011.
  • [WP2] Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_Eucar%C3%ADstico_de_Lanciano) acessado em 23/07/2011.
  • [EC1] Eu creio – pequeno catecismo católico, Organização para o Clero, 2005.
  • [CN1] Canção Nova (http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=4027) acessado em 23/07/2011.
  • [DB1] Difusora Bíblica (http://www.difusorabiblica.com/42.htm) acessado em 23/07/2011
  • [PO1] Paróquias.org (http://www.paroquias.org/catecismo/index.php?vs=15&vss=4) acessado em 23/07/2011.