segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Santíssimo Sacramento do Altar: A Eucaristia

Introdução

  • Este trabalho é um fichamento a cerca do sacramento da Eucaristia.
  • Foi elaborado com o objetivo de orientar a apresentação do tema para um grupo de crismandos. 
  • Não visa esgotar o assunto.


Definições

  • Do grego, εὐχαριστία, significa “Ação de Graças”, “Reconhecimento”. [WP1]
  • É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. [CN1]
  • É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna. [CN1]
  • O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo. Pois é nele que se cumpre, dia após dia, em toda a terra, a missão confiada aos apóstolos por Jesus, na véspera de sua Paixão: “Fazei isto em minha memória.” [EC1, p. 126]
  • É o memorial da última refeição de Jesus e de seu sacrifício na Cruz. Não é apenas uma recordação mas a reatualização desses acontecimentos. [EC1, p. 127]
  • Cristo instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia. [CN1]


Símbolos

  • O pão e o vinho.
    • A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus. [WP1]
  • Outros símbolos: A taça/cálice, o sangue, o maná, o banquete/refeição, o altar/mesa, o fermento, o cordeiro, o incenso. [DB1]


Fórmula

  • O sacerdote, tomando o pão, diz: "Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós".
  • O sacerdote, tomando o cálice, diz: "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim". [PO1]


Eficácia

  • Ao comungar o Corpo e o Sangue de Cristo, os cristãos estão unidos pessoalmente a Cristo. Ao receber o mesmo pão, que é o próprio Corpo de Cristo, os cristão ficam igualmente unidos uns aos outros da maneira mais profunda e mais íntima possível. É por isso que a Eucaristia constitui a Igreja. A união ao Corpo eucarístico constrói o Corpo místico de Cristo: “Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo” (1 Cor 10, 16-17). [EC1, p. 127]


Transubstanciação

  • Significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas. [CN1]


Milagre Eucarístico de Lanciano

  • Ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano, no mosteiro de São Legoziano, onde viviam os monges de São Basílio.
  • A partir de 1574 surgiram os primeiros pronunciamentos científicos.
  • Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, submeteram-nas a análise científica que foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica e ao professor Ruggero Bertelli, emérito de Economia na Universidade de Siena.
  • Após uma série de análises e constatações, o parecer foi publicado em "Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório", 1971, fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, dizendo que:
    • A carne é carne verdadeira.
    • O sangue é sangue verdadeiro.
    • A carne seria do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
    • A carne e o sangue seriam do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
    • No sangue teriam sido encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue teriam sido encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa viva.
    • A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituiria um fenômeno extraordinário.
    • Supõe-se que o sangue "AB" é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu (Em Israel, tipos sangüíneos AB+ a AB- somam aproximadamente 8% da população [ http://www.mdais.org/362/ ]). Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso. [WP2]
  • Além desse milagre, existem cerca de 130 outros, inclusive os do Pe. Cícero


Quem pode comungar

  • Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo. [CN1]


Referências

  • [WP1] Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucaristia) acessado em 23/07/2011.
  • [WP2] Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_Eucar%C3%ADstico_de_Lanciano) acessado em 23/07/2011.
  • [EC1] Eu creio – pequeno catecismo católico, Organização para o Clero, 2005.
  • [CN1] Canção Nova (http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=4027) acessado em 23/07/2011.
  • [DB1] Difusora Bíblica (http://www.difusorabiblica.com/42.htm) acessado em 23/07/2011
  • [PO1] Paróquias.org (http://www.paroquias.org/catecismo/index.php?vs=15&vss=4) acessado em 23/07/2011.